Imperator
Centro Cultural João Nogueira

Sobre o Imperator

Imperator - Centro Cultural João Nogueira

Um espaço que há mais de 60 anos faz história na cidade do Rio com espetáculos que marcam a vida do carioca. Assim pode ser definido o Imperator. Através de uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da sua Secretaria de Cultura, o local que durante muito tempo funcionou  como o maior cinema da América Latina e posteriormente como uma das principais casas de shows da cidade, retornou em 2012 como Imperator - Centro Cultural João Nogueira, espaço dedicado à arte em suas várias vertentes.

Dividido em 4 modernos pavimentos, o espaço não perdeu a tradição de casa de shows para os mais variados estilos musicais, além de apresentar um Teatro com a mais moderna tecnologia de arquibancadas retráteis do país, Sala de Exposições, 3 Salas de Cinema e Sala Multiuso voltada para cursos, oficinas e outras atividades. E, para completar, o Imperator ainda conta com um Terraço de 1200 m² com espaço verde e área de convivência.

Em pouco tempo de reabertura, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira já atingiu números impressionantes e se consolidou como o mais importante centro de artes da Zona Norte do Rio. Em 5 anos, o espaço recebeu mais de 4 milhões de visitantes em aproximadamente 2400 espetáculos reunidos em diversos segmentos artísticos, como teatro, dança, musicais, show nacionais e internacionais, cinema, eventos gratuitos, exposições e muitos outros.
Em sintonia com o papel de um Centro Cultural contemporâneo, o Imperator também desenvolve um projeto de Arte-Educação, com o objetivo de formar novos talentos e profissionais da arte, cultura e entretenimento.

Definitivamente, o Imperator é um lugar único no coração do Méier e faz qualquer visitante, principalmente o carioca, se sentir em casa.

Já passaram por aqui

Com 5 anos de vida e mais de 4 milhões de visitantes, é natural que atrações de vários segmentos artísticos façam parte do história do Imperator – Centro Cultural João Nogueira.

Grandes nomes da música como Stevie Wonder e Gilberto Gil, Ron Carter, Nouvelle Vague, Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Diogo Nogueira, Marky Ramone e Erasmo Carlos já passaram por aqui. No teatro, dos musicais mais famosos às divertidas comédias, ícones da dramaturgia, como Fernanda Montenegro, Glória Menezes, Marco Nanini, Fernanda Torres, entre outros, subiram ao palco da casa de cultura mais charmosa da Zona Norte.

Espetáculos de dança, exposições, festivais, atividades de literatura e eventos comemorativos também não ficam de fora, mostrando que o Imperator, como Centro Cultural, cumpre o seu papel de levar diferentes expressões culturais ao público. Confira abaixo os vídeos e fotos dos espetáculos que já estiveram por aqui.

Um Carioca ilustre em diversas gerações

1954

É inaugurado o Cine Imperator, o maior cinema da América Latina até então e que, em pouco tempo, se tornaria referência para sempre na cidade. Em 1986, o local encerra suas atividades como cinema.




1991

O Imperator é transformado em casa de espetáculos, atraindo cariocas de todas as preferências musicais. Passaram pelo palco da casa grandes nomes como
Bob Dylan, Tina Turner
, o mestre Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Tim Maia, Roberto Carlos, Barão Vermelho, entre muitos outros.
Em 1998, o espaço fecha sem previsão de reabertura.


2012

Totalmente renovado, o Imperator - Centro Cultural João Nogueira reabre ao público, agora como um Centro Cultural, um espaço dedicado à arte em suas várias vertentes.

2013

O Imperator atinge a marca de 1 milhão de visitantes.

2013

O Imperator - Centro Cultural João Nogueira recebe o prêmio de Melhor Centro Cultural do Rio de Janeiro pela Revista Época Rio 2013
e se consolida como um dos mais importantes centro de artes da cidade.

2017

Em 2017, o Imperator - Centro Cultural João Nogueira completa 5 anos de vida, atingindo a marca de 4 milhões de visitantes, mais de 2500 espetáculos e mais de 700 atrações.





João Nogueira

Assim como o Imperator, “nascido no subúrbio nos melhores dias”.

Nascido no Méier, sua contribuição para a cultura conquistou toda a cidade.  Sambista consagrado por sua rica discografia, João Nogueira integrou  a ala de compositores da Portela, foi um dos fundadores da Tradição e criou o lendário Clube do Samba, que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca. Com o Imperator - Centro Cultural João Nogueira, fica a certeza de que seu nome estará para sempre na memória do carioca.








Missão

Ser um espaço de referência de cultura e entretenimento no Rio de Janeiro, promovendo o acesso de todos os grupos e indivíduos à diversidade de linguagens artísticas e ao conhecimento.

Como chegar
RUA DIAS DA CRUZ, 170 - MÉIER - RIO DE JANEIRO (21) 2597-3897 contato@imperator.art.br